1. OBJETIVO

O WMS (Warehouse Management System) significa Sistema de Gerenciamento de Armazém e tem como objetivo controlar todo o Armazém desde o momento da chegada de uma mercadoria até a expedição do mesmo.

Atualmente o WMS utilizado do Grupo Level foi desenvolvido via Acess e é utilizado nos Armazéns com alto volume de mercadoria.

O manual do WMS tem como objetivo apresentar e orientar aos usuários do mesmo, todas suas funcionalidades, por meio de vídeos e instruções claras para que a utilização seja de maneira correta.

2. FLUXO DE FUNCIONAMENTO

3. ROTINAS

Neste tópico será abordado todas as rotinas realizadas pelo WMS, sendo: importação de notas fiscais de entrada e saída de mercadoria; geração de romaneios de saída em carga fechada, carga fracionada e romaneios de entrada para armazenagem; impressão de romaneios; impressão de etiquetas; cancelamento de romaneios; confirmação de romaneios (baixas); movimentação de estoque; cadastro de produtos; cadastro de endereços.

3.1. PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA

A rotina “Pedido de Transferência” tem como objetivo iniciar o processo de geração de romaneios sem o vínculo com uma nota fiscal para agilizar o processo de transferência com carga fechada entre filiais (cargas montadas e posteriormente faturadas). Também pode ser executada para realizar ajustes de inversão de produtos e correção de romaneios de entrada.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Pedido Transferência”  - Preencher códigos e quantidades do produto que será transferido - Seguir a rotina de “Geração de Romaneio (Carga Fechada)”.

3.2. EMITIR ROMANEIO (CARGA FECHADA)

A rotina “Emitir Romaneio (Carga Fechada)” deve ser executada se houver transferência entre filiais de mercadorias em Carga Fechada. Após executar a rotina de “Pedido de Transferência” conforme item 3.1. deste manual, é necessário executar a rotina “Emitir Romaneio (Carga Fechada)” para que seja gerado o romaneio e posteriormente a mercadoria ir para “Separação”.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Emitir Romaneio (Carga Fechada)” - Selecionar filial de destino no campo “Filial Destino” - Preencher observação da transferência no campo “Ajuste / NF Redespacho”.

3.3. IMPORTAR NFS EMITIDAS (RELATÓRIO SIGA)

A rotina “Importar NFs Emitidas (Relatório Siga)” deve ser realizada quando for necessário atualizar as Notas Fiscais de Saída cadastradas no WMS. A rotina tem como objetivo importar todas as Notas Fiscais de Saída de um determinado período para o WMS para que possa ocorrer o restante das operações.

Para executar a rotina é necessário:

1ª parte - Extrair relatório do sistema Protheus: Acessar o Ambiente 05 do Sistema Protheus - Selecionar a opção “Faturamento” - Selecionar a opção “Relatórios” - Selecionar a opção “NFs Emitidas no período” - Selecionar a filial desejada (filial onde a mercadoria foi vendida, ou seja, de onde a mercadoria saiu) - Clicar em “OK” - Preencher parâmetros para geração do arquivo (data de geração, hora de geração e local do arquivo) - Clicar em “OK”;

2ª parte - Importar relatório do sistema Protheus para o WMS: Acessar o WMS - Acessar a rotina “Importar NFs Emitidas (Relatório Siga) - Preencher o caminho do arquivo a ser importado: "W:\logistica.txt - Clicar em “OK”.

3.4. EMITIR ROMANEIO (FRACIONADO)

A rotina “Emitir Romaneio (Fracionado)” deve ser executada para realizar o romaneio fracionado de notas fiscais de saída. Tem a função de localizar a mercadoria mencionada na nota fiscal para que a mesma seja embarcada.

Para executar a rotina é necessário acessar “Emitir Romaneio (Fracionado)” - Selecionar a (s) Nota (s) Fiscal (ais) de Saída desejada (s) para geração do romaneio (um romaneio pode conter várias notas) - Selecionar a opção “Criar Romaneio” - Preencher a transportadora que irá carregar a Nota Fiscal.

3.5. IMPRIMIR ROMANEIOS

A rotina “Imprimir Romaneios” deve ser realizada após a execução das rotinas “Emitir Romaneio (Carga Fechada)” ou “Emitir Romaneio (Fracionado)”, itens 3.2. e 3.4. respectivamente, deste manual. A rotina tem como objetivo a impressão do romaneio para entrega ao conferente para separação das mercadorias que serão embarcadas, bem como tornar um romaneio visível para baixa/confirmação.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Imprimir Romaneios” - Clicar na opção “Visualização/Imprimir Romaneio” ao lado do romaneio selecionado.

3.6. IMPRIMIR ETIQUETAS

A rotina “Imprimir Etiquetas” deve ser utilizada nas filiais que possuem impressora térmica e necessidade de etiquetar todos os itens que serão embarcados. As etiquetas devem ser impressas e entregues junto ao romaneio ao conferente, que irá separar a mercadoria. As mesmas devem ser coladas individualmente em cada item da Nota Fiscal.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Imprimir Etiquetas” - Selecionar o romaneio no campo “Romaneio” - Selecionar se a etiqueta é para o segmento de e-commerce ou atacado - Selecionar a opção “Imprimir” - Selecionar a impressora térmica.

3.7. CANCELAR ROMANEIO

A rotina “Cancelar Romaneio” será executada caso seja necessário cancelar um romaneio que foi gerado equivocadamente. Um romaneio só poderá ser cancelado caso o mesmo ainda não tenha sido confirmado.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Cancelar Romaneio” - Selecionar o romaneio que deseja cancelar - Clicar na opção “Cancelar Romaneio”.

3.8. CONFIRMAR ROMANEIO

A rotina “Confirmar Romaneio” será executada após a separação da mercadoria e confirmação de embarque ou após a confirmação do armazenamento de uma mercadoria que foi realizada entrada. Após a confirmação dos endereços utilizados para retirar ou armazenar uma mercadoria, deve-se confirmar o romaneio para finalizar a operação.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Confirmar Romaneio” - Selecionar o romaneio - Conferir a quantidade realizada e endereço de retirada/armazenamento da mercadoria - Clicar em “Confirmar Romaneio” - Clicar em “Sim” - Preencher data da operação - Preencher nome do conferente que realizou a operação - Se necessário, preencher observação da operação realizada - Preencher transportadora que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Preencher a placa do caminhão que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Preencher o tipo do veículo que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Clicar em “OK”.

Caso o endereço não seja o mesmo descrito no romaneio, deve-se Clicar no sinal de “+” na linha do item retirado/armazenado - Selecionar endereço em que a operação foi realizada - Clicar em “Confirmar” - Alterar quantidade “Realizado” conforme endereço - Clicar em “Confirmar Romaneio” - Clicar em “Sim” - Preencher data da operação - Preencher nome do conferente que realizou a operação - Se necessário, preencher observação da operação realizada - Preencher transportadora que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Preencher a placa do caminhão que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Preencher o tipo do veículo que embarcou ou desembarcou a mercadoria - Clicar em “OK”.

3.9. MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MERCADORIA

A rotina “Movimentação Interna (Mudança de Endereço)” será executada sempre que ocorrer movimentações interna de um item, ou seja, quando um item mudar de endereço no armazém.

Para executar a rotina é necessário acessar “Movimentação Interna (Mudança de Endereço)” - Selecionar o item movimentado no campo “Item” - Selecionar o endereço em que o item se encontrava no campo “Endereço Inicial” - Selecionar o endereço em que o item se encontra, ou seja, para onde foi movimentado, no campo “Endereço Final” - Preencher a quantidade movimentada no campo “Qnt Movimentada” - Preencher o nome do conferente que realizou a movimentação no campo “Conferente” - Clicar em “Confirmar Transferência”.

3.10. DESUNITIZAÇÃO / ARMAZENAGEM

A rotina “Desunitização/Armazenagem” deve ser executada para realizar entrada de mercadorias através de Nota Fiscal, por DI (quando resultar de uma importação) ou por Devolução. 

Para executar a rotina é necessário:

Entrada por Nota Fiscal

1ª etapa

Extrair relatório do sistema Protheus: Acessar o Ambiente 05 do Sistema Protheus - Selecionar a opção “Faturamento” - Selecionar a opção “Relatórios” - Selecionar a opção “NFs Emitidas no período” - Selecionar a filial desejada (filial onde a mercadoria foi adquirida) - Clicar em “OK” - Preencher parâmetros para geração do arquivo (data de geração, hora de geração e local do arquivo) - Clicar em “OK”.

 

2ª etapa

Importar Nota Fiscal de Entrada para o WMS: Acessar o WMS - Acessar a rotina “Desunitização/Armazenagem” - Preencher o número da Nota Fiscal a ser importada no campo “Número NF” - Clicar em “Importar Notas” - Preencher caminho do arquivo: “W:\logistica.txt” - Clicar em “OK” - Conferir Itens x Quantidade (se está correto conforme a Nota Fiscal de Entrada) - Preencher o número da Nota Fiscal no campo “Código DI/NF” - Selecionar o tipo veículo no campo “Tipo Veículo” - Clicar em “Emitir Romaneio Armazenagem” - Clicar em “OK”.

Entrada por DI

Acessar o WMS - Acessar a rotina “Desunitização/Armazenagem” - Clicar em “Importar Notas” - Preencher caminho do arquivo: “W:\logistica.txt” - Clicar em “OK” - Preencher Itens e Quantidade conforme DI - Preencher o número da DI no campo “Código DI/NF” - Selecionar o tipo veículo no campo “Tipo Veículo” - Clicar em “Emitir Romaneio Armazenagem” - Clicar em “OK”.

Entrada por Devolução

Acessar o WMS - Acessar a rotina “Desunitização/Armazenagem” - Clicar em “Importar Notas” - Preencher caminho do arquivo: “W:\logistica.txt” - Clicar em “OK” - Preencher Itens e Quantidade conforme Devolução recebida - Preencher o número da nota fiscal de devolução ou observação da mesma no campo “Código DI/NF” - Marcar a opção “Devolução” - Selecionar o tipo veículo no campo “Tipo Veículo” - Clicar em “Emitir Romaneio Armazenagem” - Clicar em “OK”.

3.11. CADASTRO DE PRODUTOS

A rotina “Cadastro de Produtos” será executada sempre ao realizar a entrada de um item novo no armazém, ou seja, a entrada de um item que ainda não transitou no armazém em que está sendo realizado a operação.

Para executar a rotina é necessário acessar “Painel de Navegação” - Selecionar a tabela de produtos descrita em “tab_produto” - Preencher o código do item novo após o último registro de cadastro de produto - Preencher o grupo do item novo (pneu, suporte, acessórios, etc) - Preencher a descrição do código do item novo - Preencher a quantidade “1” no campo “Produto_Qtd_Por_Caixa” - Selecionar a linha posterior para salvar o cadastro - Fechar a tabela de produtos descrita em “tab_produto”.

3.12. CADASTRO DE ENDEREÇOS

A rotina “Cadastro de Endereços” será executada sempre ao realizar a criação de um novo endereço no armazém.

 

Para executar a rotina é necessário acessar “Painel de Navegação” - Selecionar a tabela de endereços descrita em “tab_mapa_enderecos” - Preencher o código do endereço novo após o último registro de cadastro de endereço - Preencher a descrição do código do endereço novo - Selecionar a linha posterior para salvar o cadastro - Fechar a tabela de endereços descrita em “tab_mapa_enderecos”.

3.13. ATUALIZAR DESCRIÇÃO DO PRODUTO NA TABELA DE ENDEREÇAMENTO

A rotina “Atualizar Descrição do Produto na Tabela de Endereçamento” tem como objetivo alterar a descrição de um produto quando houver alteração da mesma no sistema Protheus. Será executada sempre ao verificar a necessidade de alteração de descrição.

Para executar a rotina é necessário acessar “Painel de Navegação” - Selecionar a tabela de produtos descrita em “tab_produto” - Localizar o produto que deseja alterar a descrição - Alteração a descrição do produto selecionado - Selecionar a linha posterior para salvar o cadastro - Fechar a tabela de produtos descrita em “tab_produto” - Acessar a rotina “Atualizar Descrição do Produto na Tab Endereçamento” (automaticamente irá processar as alterações).